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SEO para confecção de conteúdos

SEO (Search Engine Optimization) se trata de regras básicas capazes de melhorar o posicionamento de seus conteúdos na internet.

Se você possui um site já deve ter percebido que não basta postar conteúdos, é necessário ter leitores.

Os artigos e conteúdos que possuem os requisitos de SEO são aqueles que aparecem nas primeiras posições de pesquisas, isso gera o chamado tráfego orgânico.

Hoje você entenderá melhor o que são as normas de SEO e conhecerá algumas regras básicas para colocar em prática em seus conteúdos de marketing.

O que é SEO?

Todos os dias milhões de pessoas realizam pesquisas na internet, inclusive você.

Qual critério você usa para clicar em um conteúdo?

Sem perceber todos nós clicamos nos conteúdos que aparecem nas primeiras posições, afinal eles passam mais credibilidade devido ao posicionamento.

Para se conquistar esse posicionamento os donos dos sites tiveram que investir em normas de SEO, veja abaixo do que se trata.

SEO é uma sigla em inglês para “Search Engine Optimization” (Otimização Para Mecanismos de Busca), são técnicas que deixam o site bem posicionado para atrair leitores e possíveis clientes.

Pesquisa no Google

Quando realizamos uma pesquisa no Google rapidamente os robôs do Google pesquisam por conteúdos de acordo com a sua palavra chave.

E logo em sequência ele faz o ranking de sites com base nos esforços de SEO aplicados.

No Google o robô é chamado de Googlebot, ele é responsável por rastrear os sites e posiciona-los.

Posicionamento no Google

De fato, existem milhões de sites que aparecem no Google, mas como ele faz para formar o ranking e garantir o posicionamento?

Desde já saiba que esse posicionamento não é feito por pessoas ou funcionários do Google, isso é feito através de softwares.

Os mecanismos de posicionamento do Google não leem palavras e sim códigos e através disso é feito o posicionamento.

As normas de SEO consistem em espaçamento, número de caracteres por parágrafo, uso de palavras-chave, etc. São regras levadas em conta pelo Google na hora de fazer o ranking.

Devido a isso as melhores respostas para a sua pesquisa estão nas primeiras colocações do Google.

Veja abaixo os efeitos do posicionamento no Google:

  • 30% dos cliques são destinados aos primeiros sites
  • 0,78% das pessoas acessam aos sites da segunda página do Google.

As normas de SEO estão apenas no Google?

Não, as normas de SEO também podem ser aplicadas em outros mecanismos de busca menos disputados, como por exemplo Yahoo, Bing, Baidu, e muitos outros.

Além disso, você pode aplicar as regras de SEO e ter resultados nas redes sociais, afinal também realizamos pesquisas nas redes sociais através de palavras-chave.

Regras de SEO para conteúdos

Veja a seguir algumas normas de SEO que podem ser aplicadas.

Tamanho dos conteúdos

A regra principal é que o conteúdo deve solucionar a dúvida do público alvo, portanto não existe um tamanho específico.

Talvez o artigo deva ser de 300 palavras ou 1000 palavras, tudo depende do tema a ser abordado.

Porém pesquisas garantem que para conseguir disputar no mercado de palavras-chave o artigo deve possuir no mínimo 300 palavras.

Palavra-chave

A palavra-chave não pode ficar de fora dos conteúdos, pois o Googlebot e outras ferramentas levam em conta as palavras-chave para posicionar os artigos.

Cada nicho possui sua palavra chave e você deve saber como utilizar nos conteúdos.

Veja abaixo onde colocar os termos-chave dos conteúdos:

  • Primeira frase do tema
  • Primeira frase do conteúdo
  • Subtemas com palavra chave
  • Distribuir no decorrer do conteúdo

Em nosso blog temos um conteúdo especial sobre palavra-chave ensinando como pesquisar e usá-las nos conteúdos.

URL dos artigos

Ao publicar um conteúdo você consegue até mesmo determinar como será a URL do artigo.

URL é aquela barra de link que fica no site, a barra que permite compartilhar o conteúdo.

O objetivo é deixar a URL amigável, simples e curta. Que a pessoa consiga entender do que se trata o artigo apenas lendo a URL.

Linkagem interna

Os links internos fazem as pessoas permanecerem mais tempo no seu site. Ao fazer uma referência a algum tema, faça um Hiperlink para o seu próprio site.

O Google compreende que seu site possui muitos temas relevantes, dessa maneira você aparecerá nos primeiros resultados.

Tamanho dos parágrafos

Existe regra de SEO até mesmo para o tamanho dos parágrafos. Para que a leitura ocorra de forma simplificada e objetiva.

Nunca produza conteúdos com 4 linhas por parágrafos, no máximo 3 linhas por parágrafo.

Essas são as regras básicas de SEO que você poderá executar em seus conteúdos, comece agora mesmo!

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