fbpx

O poder da palavra-chave

A palavra-chave é um dos elementos principais das normas de SEO, que correspondem a um conjunto de características que auxiliam no ganho de relevância de uma postagem.

A palavra-chave é um dos elementos mais importantes para quem quer atuar no marketing digital.

Através deste simples recurso é possível garantir acesso ao público, além de tornar os seus conteúdos ainda mais relevantes para os mecanismos de pesquisa.

No entanto, ainda é comum encontrarmos pessoas que não entendam sobre o assunto, o que as faz perder muitos pontos no marketing.

Por essa razão, o artigo de hoje foi elaborado com o intuito de explicar a você todos os pontos positivos deste recurso, além de lhe apresentar dicas para encontrar boas palavras-chave.

Então, se deseja saber mais sobre o assunto e arrasar em suas postagens, continue com a sua leitura!

O que é a palavra-chave?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entrarmos no assunto com enfoque no que é uma palavra-chave e para o que este recurso serve.

Explicando de forma breve, a palavra-chave nada mais é do que um termo que ao ser colocado em evidência em um texto contribui para sua relevância nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Para entendermos melhor, pense que sempre que intencionamos pesquisar por alguma coisa utilizamos palavras e frases específicas, como:

  • Curso de inglês online gratuito;
  • Qual a função do carburador?
  • Como trocar uma lâmpada?
  • Maquiagem para noite
  • Entre tantas outras.

Todos os exemplos acima representam bem o conceito de palavra-chave, já que norteiam o tema da postagem e facilitam a localização através do termo pesquisado.

A palavra-chave é um dos elementos principais das normas de SEO, que correspondem a um conjunto de características que auxiliam no ganho de relevância de uma postagem.

Ela serve basicamente para criar o elo entre o que é pesquisado pelo consumidor e o que é oferecido pela sua postagem em meio a tantas outras.

Uma publicação com palavras-chaves bem desenvolvidas tem maiores chances de ser direcionada ao público, abrindo espaço na imensidão de conteúdos da internet.

Por isso, sempre que for criar um conteúdo para o seu site e/ou rede social, saiba que estabelecer uma palavra-chave de qualidade pode ajudar e muito no ganho de visualização.

Dicas para encontrar e usar boas palavras-chave

A esta altura já é possível ter uma boa ideia do que é uma palavra-chave e sua importância para o marketing digital.

No entanto, se você ainda é novo neste ramo pode ser um pouco mais difícil conseguir encontrar boas palavras-chave, que de fato tragam resultados.

Por isso, a seguir separamos algumas dicas que tornarão o processo muito mais fácil, então não deixe de conferir!

1. Esteja por dentro das tendências do seu mercado

Por mais que as palavras-chave sejam termos simples, pesquisados de forma corriqueira pelo público, esta não pode ser selecionada de forma despretensiosa.

Por exemplo, do que adianta incluir como palavra-chave “trabalho em casa” se atualmente o termo mais usado popularmente é “Home Office”?

A localização de uma palavra-chave deve ter como prioridade sua relevância, já que queremos que esta seja pesquisada e leve os leitores ao nosso site.

Por isso, ao escolher uma palavra-chave esteja de olho nas tendências do mercado, e veja os termos mais usados.

2. Encontre termos comumente pesquisados nas redes

Neste tópico devemos nos esquecer de palavras rebuscadas e comumente encontradas em artigos científicos, simplesmente porque a grande maioria não pesquisa por elas.

Novamente voltamos a lembrar que as palavras-chave devem ser localizadas nos mecanismos de busca, de modo que quanto mais simples estas forem, mais fácil será atrair acessos.

Sendo assim, em vez de estabelecer “Boas razões para acordar antes das 7”, dê prioridade à frase “motivos para acordar cedo”.

Note que a segunda frase tem muito mais chance de ser pesquisada, portanto pode trazer mais resultado.

Por isso, tenha a simplicidade como sua aliada, e assim se mantenha próximo ao público!

3. Verifique a facilidade de construção de conteúdo através da palavra-chave

Por fim, de nada adianta localizar uma palavra-chave que não facilita em nada a construção de um conteúdo.

Por exemplo, de que adianta colocar “cursos enfermagem EAD”, se dificilmente você conseguirá usar essas palavras no texto, de modo que façam sentido?

O melhor a se fazer é sempre usar frases completas, que facilitem a construção de uma ideia e um bom texto sobre elas.

Tendo estes pontos em mente, certamente será muito mais simples construir um texto, então não perca mais tempo e comece o quanto antes a usar e abusar do poder da palavra-chave!

Veja também

Abrir Chat
Olá, como podemos ajudar ?