Estabeleça uma identidade para o artista
Como o YouTube é uma plataforma de imersão, é importante manter o branding visual homogêneo em todo o canal. Isso significa que o nome, o ícone e a arte do banner devem ser verbal e visualmente compatíveis. Quando branding do canal conta uma história coesa, é mais fácl para os espectadores reconhecerem um artista e desenvolverem afinidade com as músicas dele.

Configure o canal para manter os espectadores assistindo.
O canal é a vitrine do artista, onde o branding é a sinalização e as seções internas colocam as músicas em exposição. Use cada uma das seções para comunicar o que o artista oferece como um todo, apresentar o conteúdo aos espectadores e motivá-los a assistir mais.
Receba os fãs com um vídeo de boas-vindas.
Um vídeo de boas-vindas abre as portas do canal de um artista para novos espectadores. Quando espectadores não inscritos acessam o canal, o vídeo de boas-vindas é exibido automaticamente com som. Por isso, considere-o como uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Como os vídeos de boas-vindas recebem destaque na página, use esse espaço para promover o lançamento mais recente ou o vídeo mais conhecido do artista. Se tiver recursos para isso, avalie a possibilidade de produzir um trailer do canal para receber novos visitantes e apresentar o conteúdo do artista.
Organize o conteúdo em seções no canal
Use as seções do canal, ou estantes, para organizar visualmente vídeos ou playlists, reforçando a narrativa da marca do artista. Nomeie essas seções com uma categoria descritiva, como “vídeos de turnês” ou “covers” para ajudar os visitantes a decidir o que assistir.
Para aproveitar as seções do canal ao máximo:
- Se tiver um canal oficial de artista, organize sua estante de videoclipes para promover os vídeos priorizados do artista primeiro. Para alterar a estante do álbum, entre em contato com seu representante do YouTube.
- Analise todas as playlists temáticas e de tópicos do artista e coloque-as em seções do canal. Abordaremos algumas boas ideias para playlists abaixo.
Para aproveitar as playlists ao máximo

- compartilhe uma música como o primeiro vídeo de uma playlist quando você criar um link para ela. Isso garante que as músicas do artista continuem tocando depois que aquela música acabar;
- faça uma seleção e organize o conteúdo em playlists variadas. Apenas algumas bastam;
- alterne entre conteúdo novo e do catálogo para manter os fãs envolvidos com toda a obra do artista;
- atualize as playlists regularmente;
- promova os links das playlists em descrições, cards e telas finais.
Estas são ideias recomendadas para a seleção de playlists:
- EPs e mixtapes
- Covers favoritos
- Aparições na TV e entrevistas
- Gravações de turnês
- Momentos favoritos
- Apresentações ao vivo
- Bastidores
- Álbuns
- Conteúdo original
- Reações de fãs
- Colaborações
- Décadas ou fases da carreira
- Versões acústicas
Adicione cards e telas finais aos vídeos
Cards são notificações que você pode programar para atrair a atenção em momentos cruciais de um vídeo. Os cards podem ajudar a impulsionar as vendas ou o tráfego com o direcionamento direto para sites externos aprovados ou verificados e, na plataforma, para vídeos e playlists.
Você pode usar cards para promover:
- Lançamentos
- Playlists
- Vídeos conhecidos
- Downloads
- Turnês
- Produtos
- O site do artista
Da mesma forma, você pode programar telas finais para promover vídeos, playlists, canais e sites do artista nos últimos 5–20 segundos de um vídeo, criando uma experiência poderosa de encerramento do vídeo para os espectadores.
E aí ? Está preparado para alavancar a sua carreira ou a de seu artista ?
Clique aqui e saiba mais